Afinal, o que é desenvolvimento humano?
Nos sites, nas redes sociais, nos livros, e até nas conversas mais despretensiosas, talvez você já tenha se deparado com o termo “desenvolvimento humano” ou “desenvolvimento pessoal”. De uma forma muito resumida, essas expressões se referem à capacidade das pessoas de progredirem nas diferentes áreas da vida, alcançando os seus objetivos e vivendo com mais qualidade.
Mas se você quer sair da superfície e entender mais a fundo quais são os elementos que constituem um desenvolvimento humano estruturado, convidamos você a ler o artigo a seguir. Vamos entender como uma pessoa pode investir no seu próprio desenvolvimento e chegar mais longe. Vamos lá?
O que é desenvolvimento humano?
A expressão “desenvolvimento humano”, também conhecida em alguns contextos como “desenvolvimento pessoal”, se refere a uma área do conhecimento que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas. Para isso, esse processo engloba o aprimoramento contínuo das nossas capacidades físicas, emocionais, intelectuais, profissionais, espirituais e relacionais.
Esse conhecimento é muito vasto e impacta todas as áreas da vida de uma pessoa: autoconhecimento, autoestima, saúde, família, amizades, amor, estudos, carreira, finanças etc. Para isso, partimos do princípio de que, se queremos alcançar metas mais audaciosas, precisamos adquirir e potencializar novos conhecimentos, conceitos, crenças e atitudes.
O desenvolvimento humano é um processo contínuo ao qual todos nós somos convidados a participar. É claro, todavia, que existem processos que intensificam o desenvolvimento humano, como o coaching, a terapia, o convívio com mentores, a leitura edificante, enfim, o consumo de conteúdos que agreguem valor àquilo que é relevante para o indivíduo.
Qual é a importância desse desenvolvimento para uma vida equilibrada?
Investir em desenvolvimento humano é fundamental para que as pessoas sejam mais felizes. Nesse processo, a pessoa consegue conhecer melhor a si mesma, identificando os seus pontos fortes e aqueles que precisam de alguma transformação. A partir desse autoconhecimento, conseguimos definir os objetivos que queremos alcançar em todas as áreas da vida.
Sem passarmos por essas fases iniciais, temos a sensação de que a vida está estagnada — e de fato está. Viver sem objetivos é como estar em um barco à deriva. Por isso, quando determinamos aonde queremos chegar, direcionamos todas as nossas potencialidades, encontrando também uma sensação de plenitude.
Dessa forma, não é exagero algum afirmar que o desenvolvimento pessoal é fundamental para que possamos enfrentar desafios, lidar com mudanças e aproveitar as oportunidades que surgem na vida. Quando alguém investe no seu próprio desenvolvimento, esse indivíduo amplia os seus saberes, a sua resiliência, a sua autonomia, a sua inteligência emocional e as suas capacidades gerais para chegar aonde deseja e deixar um legado positivo para a sociedade.
Quais fatores influenciam esse processo?
O desenvolvimento humano é resultado do desenvolvimento de cada indivíduo em diferentes setores. Eles são muitos, mas podemos resumir os principais a seguir:
Autoconhecimento
O autoconhecimento é o quanto uma pessoa conhece a si mesma. Isso inclui muita coisa: origens, história de vida, personalidade, conhecimentos, vocação profissional, relacionamentos, estilo de vida, hobbies, interesses, ideais, crenças, medos, fraquezas, comportamentos, vícios e virtudes. Quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela consegue construir uma vida compatível com o que o sucesso significa para si.
Administração do tempo
Considerando as diferentes áreas da vida, precisamos aprender a equilibrar o tempo que dedicamos a cada uma delas. É claro que há momentos em que o trabalho demanda mais tempo, ou que a família exige um pouco mais. No entanto, de forma geral, é importante que não exageremos em nenhum setor, de modo a não haver descuido nos demais. Assim, administrar o tempo nos ajuda nesse processo de desenvolvimento.
Relacionamentos de qualidade
Há um ditado que diz que nenhum homem é uma ilha. Isso significa que ninguém pode viver isolado. Todos nós precisamos uns dos outros, em maior ou menor grau. Dessa forma, desenvolver habilidades sociais e de comunicação nos conduz a relacionamentos mais felizes — amizades, parcerias profissionais, relações familiares e até um convívio pacífico com os vizinhos. Construir relações saudáveis abre muitas portas.
Saúde física e mental
Nada disso, porém, faz sentido se nós não cuidarmos da estrutura que nos sustenta e mantém a nossa vida: o corpo e a mente. A saúde física e a saúde mental são fundamentais para que possamos viver com qualidade e por mais tempo. Por isso, cuidados com a administração das nossas emoções, a alimentação, as atividades físicas e os exames preventivos são essenciais para viver com qualidade.
Satisfação profissional
Também não poderíamos deixar de fora dessa “receita” do desenvolvimento humano a vida profissional. Uma carreira feliz é aquela que provê o sustento, mas não só isso. Você é feliz fazendo o que faz? Sente que há uma utilidade para a sociedade? Enxerga possibilidades de crescimento no rumo escolhido? Esse somatório de fatores é o que constitui o seu propósito profissional, o que também deve ser desenvolvido.
Autoestima e motivação
Para desenvolver-se em todas as áreas da vida, é fundamental que a pessoa trabalhe a autoestima. Isso significa gostar de si mesmo, ainda que a pessoa reconheça que ela não é perfeita. Isso nos desperta a motivação, que é a energia interna que a pessoa tem para agir e alcançar o que deseja, pois encontrou o seu propósito. Sem esses dois fatores, ninguém sai do lugar em nenhum setor da vida.
Educação financeira
Outro elemento que jamais pode ser negligenciado no desenvolvimento pessoal é a educação financeira. Precisamos falar de dinheiro sem tabu, afinal de contas, ele é um instrumento poderoso para construirmos a vida que queremos. Educar-se nesse sentido é aprender mais sobre administração, obtenção de renda, investimentos e combate aos desperdícios, por meio de um consumo estruturado.
Planejamento estratégico
Por fim, o desenvolvimento humano depende da nossa capacidade de planejamento estratégico. Isso significa avaliar o seu momento atual e analisar os objetivos que você pretende alcançar. Planejar estrategicamente a conquista das suas metas consiste em definir o que você precisa fazer e como fará essas ações práticas. Sem planejamento, é impossível mensurar o quanto já progredimos, ou mesmo verificar se estamos no caminho certo ou se é preciso fazer mudanças.
Como promover o desenvolvimento pessoal e profissional?
Há diversos mecanismos para mergulhar na sua jornada do desenvolvimento humano. A seguir, você vai conferir uma lista com alguns dos principais comportamentos que servem como ponto de partida, lembrando que o seu caminho é individual!
- Refletir sobre as suas ações, emoções e pensamentos;
- Definir objetivos claros e realistas;
- Criar uma rotina de leitura de conteúdos edificantes;
- Praticar a meditação;
- Exercitar-se diariamente;
- Participar de grupos ou comunidades de interesse — como o GPS;
- Buscar terapia ou coaching;
- Desenvolver novos hábitos e comportamentos;
- Criar um plano de autodisciplina;
- Desafiar-se a sair da zona de conforto de vez em quando;
- Inscrever-se em cursos online ou presenciais;
- Participar de eventos que sejam relevantes para o seu crescimento pessoal e/ou profissional;
- Pedir feedback regular de pessoas em quem você confia;
- Participar de programas de mentoria;
- Manter ativa a sua rede de contatos (networking);
- Aprender novos idiomas;
- Desenvolver tanto as soft skills (competências comportamentais) quanto as hard skills (competências técnicas);
- Mensurar a sua produtividade pessoal;
- Equilibrar-se entre as diferentes áreas da vida, sem negligenciar o lazer e o descanso;
- Monitorar e revisar as suas metas regularmente.
Promover o desenvolvimento humano, tanto pessoal como profissional, exige ações contínuas e deliberadas, que vão desde o autoconhecimento até a capacitação constante.
Ao incorporar práticas que ampliam habilidades, fortalecem relacionamentos e melhoram o bem-estar geral, você será capaz de edificar uma base sólida para alcançar as suas metas e se tornar uma versão melhor de si mesmo em todas as áreas que citamos acima. Investir no seu crescimento é mergulhar em uma jornada da qual você só tem como sair cada vez melhor!